Sociedade Portuguesa de Suicidologia

Em destaque

 Estatística

Aceda aos últimos dados estatísticos sobre comportamentos suicidários em Portugal e no mundo.

 Formação

Conheça as acções de formação organizadas pela SPS no âmbito da suicidologia.

 Congressos e Eventos

Aceda à informação sobre congressos e simpósios nacionais e internacionais sobre suicidologia.

Últimas Notícias

XX Simpósio da SPS - Viana do Castelo, 2024

XX Simposio SPS

XX Simpósio da SPS - Viana do Castelo, 11 a 13 de abril 2024.

Clique para mais informações.

Ler mais...

SOS Suicídio

112

Serviço Nacional de Socorro - Europa

Se procura ajuda, aceda à listagem alargada de instituições de apoio e ajuda, utilizando a ligação abaixo ou ligue 112.

Mais Ajuda

Fundada em 2000, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia nasceu do empenho dos seus sócios fundadores em desenvolver a suicidologia no nosso país, tendo por objecto social a actividade científica, cultural e social, o aperfeiçoamento humano, organizativo, técnico, ético e de formação, a investigação, promoção e educação para a saúde, a concepção e a execução de projectos no domínio do estudo e investigação do suicídio e condutas suicidas.

“A Prevenção do Suicídio ao Longo da Vida” foi o tema escolhido para a 10 de Setembro deste ano assinalar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em colaboração com a OMS. Serve tal designação para enfatizar o facto do suicídio ocorrer em todas as idades, sendo imperativo que as estratégias de intervenção possam ir ao encontro das necessidades e especificidades de cada um dos diferentes grupos etários.
 
O suicídio afigura-se actualmente como um importante problema de saúde pública, uma das principais causas de morte entre adolescentes e jovens adultos. Estima--se ainda que haja entre dez a vinte mais tentativas de suicídio do que mortes por suicídio. Todavia, ambas as situações têm sérias consequências emocionais para as pessoas próximas, família e amigos. O impacto emocional causado pela perda devido ao suicídio pode durar muitos anos, em termos individuais, e pode ter, nas famílias, consequências que se estendem por várias gerações.
 
Apesar do nosso conhecimento crescente sobre as causas e consequências destes comportamentos, a nossa compreensão científica daquilo que melhor funcionará na prevenção do suicídio está ainda aquém do necessário. O grande desafio deste século constitui-se como sendo o traduzir do conhecimento resultante da pesquisa sobre a saúde mental, epidemiológica, genética, psicossocial e biológica dos comportamentos suicidários em estratégias eficazes, políticas, programas e serviços que reduzam as perdas e os efeitos devastadores do suicídio. Assim sendo, uma prevenção eficaz do suicídio envolverá uma abordagem multifacetada e intersectorial, dirigida às múltiplas causas e caminho deste comportamento ao longo de toda a vida.
 

Livros

Comportamentos Suicidários em Portugal
Editado pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS), este livro (...)

Estudos sobre o Para-suicídio – O que leva os jovens a espreitar a morte
(...) devemos considerar o livro, uma obra completa que aborda o tema do suicídio e do para-suicídio (...)

  Entrar na biblioteca

A carregar...